IUF logo; clicking here returns you to the home page.
UITA
Unificando los trabajadores agroalimentarios y de hosteler�a en todo el mundo


FLAI e UILA votam a favor de greve na joint-venture italiana JBS Inalca

Incluido en el sitio web de la UITA el 21-Jan-2010

Comparte este art�culo con otras personas interesadas



As negocia��es para a renova��o da conven��o coletiva no maior matadouro de Inalca em Castelvetro (Modena), It�lia, foram interrompidas em 22 de dezembro de 2009. Em 14 de janeiro de 2010, uma esmagadora maioria dos trabalhadores de Inalca - representados pelas organiza��es italianas filiadas � UITA � FLAI-CGIL e UILA-UIL � votaram a favor de uma greve de 16 horas que vai come�ar nas semanas seguintes. A greve � em protesto contra a falta de vontade da empresa para chegar a um acordo e pelas suas pobres propostas. A conven��o coletiva de JBS-Inalca para Castelvetro expirou em 31 de dezembro de 2008 e, depois de 7 reuni�es de negocia��o, a proposta da empresa foi rejeitada. "A empresa se recusa a aceitar as medidas coletivas e os direitos individuais que s�o plenamente reconhecidos por v�rias outras empresas similares � JBS-Inalca" disseram os dois sindicatos. Aceitar a posi��o da empresa "faria retroceder dez anos as rela��es entre sindicatos e empresa", acrescentaram.

FLAI e UILA tamb�m condenam o insuficiente oferecimento em pr�mios de produtividade apontando que "a JBS-Inalca basicamente tem indeferido o papel da negocia��o e a conven��o coletiva como instrumento-chave para proteger o poder de compra dos trabalhadores e aumentar a participa��o deles nas decis�es da empresa".

Inalca opera outro matadouro em Lodi e duas unidades de transforma��o em Gazzoldo degli Ippoliti (Mantova) e em Valtellina. A deteriora��o das rela��es sindicato-empresa tamb�m � conseq��ncia do n�vel, anormalmente elevado e sistem�tico, de terceriza��o de fases-chave nas opera��es de abate e de transforma��o. Nos matadouros de Castelvetro e Lodi a maioria dos trabalhadores nas unidades n�o est�o empregados diretamente por Inalca, mas por contratantes externos, trabalhando lado a lado com os trabalhadores regulares em condi��es prec�rias de emprego e muito mais pobres, em viola��o da conven��o coletiva nacional italiana para o setor agro alimentar. At� hoje a ger�ncia de JBS-gest�o Inalca tem se recusado a lidar com esta situa��o que est� criando um profundo sentimento de injusti�a no local de trabalho.

Em 2007, JBS l�der mundial brasileiro de carne adquiriu 50% das opera��es de abate e processamento de carne em Inalca, pertencente ao l�der italiano e europeu de carne, Gruppo Cremonini. JBS mant�m uma op��o priorit�ria de compra sobre a joint-venture Inalca.