IUF logo; clicking here returns you to the home page.
UITA
Unificando los trabajadores agroalimentarios y de hosteler�a en todo el mundo


En�rgica participa��o na greve no matadouro de Inalca-JBS Castelvetro

Incluido en el sitio web de la UITA el 02-Feb-2010

Comparte este art�culo con otras personas interesadas



Trabalhadores da carne de FLAI-CGIL e UILA-UIL realizaram uma paraliza��o em 29 de janeiro durante 8 horas, sendo a primeira de uma s�rie de greves no matadouro de Inalca-JBS Castelvetro (Modena) na It�lia. Em 13 de janeiro, os trabalhadores votaram a favor de levar adiante a greve e terminar com as horas extraordin�rias, a fim de apoiar sua reivindica��o por uma conven��o coletiva digna no �mbito da empresa. O 100% dos trabalhadores da divis�o de hamb�rgueres aderiram � greve, e a participa��o foi muito elevada em todas as outras unidades de produ��o.

Mais de 50 trabalhadores de Inalca-JBS realizaram um piquete nas portas da empresa desde as 3 da madrugada, apesar das temperaturas extremamente baixas. Outros membros de FLAI-CGIL e UILA-UIL e dirigentes sindicais dos varejistas italianos Coop, Cantine Riunite e CIV fizeram piquetes em solidariedade com os trabalhadores de Inalca-JBS.

A alta participa��o e solidariedade evidencia a determina��o dos trabalhadores de obrigar a Inalca-JBS a negociar uma conven��o concorde com as melhores pr�ticas no setor.

Quando a greve foi anunciada, no dia 13 de janeiro, a diretoria de Inalca-JBS teve tempo para estabelecer negocia��es de boa fe com os sindicatos. Por�m, a empresa decidiu colocar panfletos em toda a f�brica dizendo: �Com a greve de hoje os sindicatos atingiram um ponto sem retorno!�.

Os sindicatos esclareceram que, de continuar Inalca-JBS com sua linha destrutora e de continuar se negando a estabelecer um di�logo mais construtivo, haver� mais a��es de greve em Castelvetro.